domingo, 11 de outubro de 2009

Seu Santuário

















Seu Altar





O santuário é uma coisa que muitos perguntam como deve ser, onde o montar, o que usar, etc... Antes de mais nada devemos nos lembrar que ele será o elo entre nós e Deus, assim devemos montá-lo como e onde nossa imaginação desejar, como nossa intuição mandar, pois ele é o nosso santuário.
Para você montar o seu próprio altar, ou ter um santuário , comece por escolher um lugar especial em sua casa. De preferência que ele fique no Leste, pois assim quando você sentar-se para meditar ou orar ficará virado(a) para a direção do nascer do sol. Existe também a possibilidade de o altar ficar de frente para o norte (a direção do mistério). Mas o importante sempre será a sua Essência, a sua força, a sua pureza, e quem lhe dará isso é você ... com sua intuição, crença e fé.
Na maioria dos casos as pessoas tem problemas de moradia nas cidades grandes, e raramente há um cômodo disponível para essa finalidade, e por isso muitas utilizam o própria cômoda, corredor, ou hall reservado, para montar seu próprio altar. Mas tudo dependerá de sua criatividade, por isso se você não tiver um espaço, pode fazer até em um cantinho de sua sala.
Se você tiver um sítio será ótimo criar seu altar perto da natureza, ou até uma pequena capela cercada de jardim. No entanto siga a sua intuição e faça como bem lhe convir.








Como montar o seu altar?




Ele pode variar de acordo com o seu gosto pessoal e os seus meios disponíveis, assim como o seu próprio nível de compreensão e entendimento, independentemente de religião ou crença. Ele deve ser montado de acordo com a sua intuição, por isso vale inúmeras composições. Apresentamos algumas dicas, que certamente a partir delas você criará aquele que será o reflexo da sua espiritualidade:
Escolha com carinho a toalha que cobrirá o espaço, que pode ser desde uma branca, lisa ou rendada, que simboliza a paz, a limpeza, ou também nas cores amarelo, laranja, vermelho, vinho, etc. Você poderá montar desde um altar sofisticado todo de mármore quanto um simples aproveitando um aparadouro, etc.. aí vai do seu gosto, quanto ao tamanho devemos ver o espaço disponível e é sempre bom lembrar que um altar muito pequeno as vezes atrapalhará na manutenção dos seus componentes, que devem estar sempre limpos.
Abuse da sua criatividade pois o Altar é o seu espaço pessoal onde deve ser colocado todo o seu AMOR, se por algum motivo você não puder montar um altar onde você mora crie um espaço na sua imaginação pois o verdadeiro Templo está dentro de nós ou vá para a natureza e faça dela o mais lindo de todos os santuários.
Os altares podem ser muito simples ou muito elaborados de acordo com a tradição ou riqueza disponível do local.Para algumas cerimônias ou preces o arranjo de um altar deve ser feito com esmero, se faz necessário que essa arrumação seja especial, em muitos rituais os detalhes desta arrumação é fornecido no próprio texto da prática ou em certos textos relevantes.
É interessante dar relevo ao altar a fim de simbolizar a importância de cada item representativo que colocar nele, como imagens, peças, etc.
Prefira deixar na parte mais baixa as oferendas ou as sete tigelas de oferendas. (água, comida, incenso, flores, água, pedras, plantas, velas e sons), e tudo o mais que você desejar oferecer. As oferendas que forem colocadas no altar devem ser mudadas regularmente, a tolha que usa para cobrir o altar ou as oferendas devem ser usados apenas para este fim. Não use nada do seu altar que tenha outra finalidade em outras ocasiões. Quando o alimento ofertado for removido do altar ele deve ser usado para alimentar os animais e pássaros ou ofertado para os necessitados.
Se você tem suficiente recursos será melhor ter um quarto de meditação separado para o seu altar. Se possível este deve estar no andar de cima ou num sótão silencioso, que não seja usado para mais nada ou por onde ninguém deve passar para outro lugar. Se isso não for possível, então é mais sábio usar um canto de uma sala de estar ou de um estúdio.
Mas repare: para todas as descrições citadas acima, quando se diz que algo está à direita significa à direita do altar, o que quer dizer à sua esquerda, já que você está em frente do altar.
Não coloque seu altar em frente à porta. Coloque-o de tal maneira que fique resguardado quando o quarto for usado para outros fins.Se nada disso for possível você pode usar um pequeno armário no seu quarto de dormir mas que deve estar acima da cabeça de sua cama. Um altar-armário desse tipo deve estar sempre coberto ou fechado exceto quando você estiver fazendo suas preces e meditações.





Posturas que se deve observar diante ao seu altar







Mantenha atitude reverente diante de seu altar e não permita conversas triviais, fumantes ou bebidas alcoólicas neste local. Não se deite e nem fique sentado com as pernas estiradas em direção ao altar. Nunca sente-se sobre um livro ou artigo religioso e nem o deixe tocar o chão. Esteja sempre decentemente vestido no seu quarto de meditação, e de preferência com cores claras. Você deve sentar-se sempre em um nível abaixo do seu altar.
Tente economizar um pouco de dinheiro que você normalmente gasta consigo mesmo/a e o utilize para fazer oferecimentos ao seu altar e para providenciar comida e roupas para os pobres. Nunca ofereça nada ao altar que você mesmo não comprou, fez ou plantou.








Algumas dicas para os componentes




Coloque um incensário direcionado a leste pois em todas as operações é indispensável o uso de incensos pois eles representam a ascensão de nossos pedidos e desejos no Plano Astral, ainda a leste coloque um sino que pode ser tocado no início e no final de cada ritual para chamar a atenção dos Deuses.
Em um pequeno pote de porcelana coloque um pouco de sal grosso pois ele é excelente contra as energias negativas, o sal afasta os espíritos e faz que o orador não seja influenciado por nenhuma força contrária durante seus rituais.
O meio do altar é o ponto de maior concentração de energia assim você deverá colocar um terceiro castiçal ( se desejar pode ser um castiçal em formato de estrela simbolizando ou outro tipo de suporte de velas que poderá ser oferecida ao seu Protetor Maior ou "Anjo Guardião" .






Consagrando o Altar







Para usufruir de todos os benefícios que seu altar pode lhe proporcionar você deverá consagrá-lo, para isto você pode solicitar desde a benção de um iniciado,bruxa,mago,pai ou mae de santo entre outro,ou entidade da sua instituição, ou fazê-lo você mesmo(a).

Nenhum comentário: